A realidade virtual abriu muitas oportunidades para as empresas imobiliárias comercializarem suas listagens de forma inovadora, especialmente quando a venda do imóvel durante o distanciamento social era um desafio devido à pandemia.
Um negócio imobiliário típico segue um fluxo de trabalho robusto, incluindo o potencial comprador verificando a listagem, fazendo uma visita pessoal à propriedade e negociando o preço.
Mas esse processo é demorado e às vezes inconveniente tanto para o potencial comprador quanto para o agente imobiliário. A tecnologia de realidade virtual veio em SOS e mudou bastante o jogo desde então.
Quer entender melhor o que é realidade virtual? Vamos lá!
Essa tecnologia é um mecanismo aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está vendo é praticamente parte do real. ...
A realidade virtual, comumente conhecida como RV (ou VR em inglês), é uma tecnologia que pode ser utilizada em aplicações práticas e comerciais. E já existe há alguns anos, mas em 2015 evoluiu para se tornar uma poderosa ferramenta de marketing para muitos setores.
O setor imobiliário foi um dos primeiros a adotar essa tecnologia. Os corretores de imóveis e as agências imobiliárias estão usando a tecnologia RV de forma inovadora para atrair potenciais compradores e reduzir o custo das visitas pessoais aos imóveis.
Três maneiras de usar RV em seu negócio imobiliário, confira!
1. Passeio virtual 360°
Os potenciais compradores veem o imóvel pessoalmente antes de tomar a decisão de compra. Isso não só consome muito tempo, como pode se tornar inconveniente e caro se o cliente morar longe da propriedade.
A tecnologia RV permite que as pessoas visitem propriedades virtualmente no conforto de suas próprias casas. Os potenciais compradores podem visitar virtualmente dezenas de propriedades e ter uma experiência imersiva e tridimensional em questão de minutos.
Esse tour pode ser construído a partir de fotos reais de um showroom físico, construído para visitas presenciais ou, a partir de modelo 3D, como o exemplo abaixo:
Exemplo de Passeio Virtual 360°, criado a partir de imagens CGI esféricas
2. Passeio Virtual Livre
É um fato que mostrar um imóvel decorado tem mais chance de venda do que um imóvel com pouca ou nenhuma decoração. Isso é um fato relevante.
Montar um "decorado" requer investimento e, portanto, uma proposta cara. A realidade virtual provou ser uma alternativa eficaz, porém mais barata. A realidade virtual ajuda você a encenar uma propriedade linda a um custo acessível em comparação com a encenação real.
Através da realidade virtual é possível criar um imóvel para visita virtual e permitir ao visitante uma experiência interativa, como a troca de acabamentos, podendo assim personalizar a seu gosto.
Este recurso se diferencia do anterior pois permite ao usuário a navegação com total liberdade. Veja exemplo abaixo:
Exemplo de Passeio Virtual Livre, criado a partir de modelagem 3D
3. Arquitetura Visual
Cansado de ter quer ir ao local com seu cliente para realizar uma venda ou mostrar seus empreendimentos? Isso ficou no passado!
Sempre foi um desafio comercializar um imóvel que ainda não está construído. Geralmente, são criadas maquetes tridimensionais do imóvel ou do bairro e colocadas próximas ao local para ajudar os potenciais compradores a imaginar a arquitetura.
Além disso, os agentes imobiliários criam modelos em escala real dos apartamentos para permitir que potenciais compradores verifiquem o interior e o exterior das propriedades ainda a serem construídas. Isso acaba sendo um grande investimento.
Mas graças a realidade virtual, a visualização arquitetônica se tornou mais barata e mais imersiva. Com a ajuda da tecnologia RV, você pode mostrar o interior e o exterior das propriedades, ainda a serem construídas, como se maquete real fosse, para os clientes conferirem. Ficou mais fácil né? Veja o exemplo abaixo:
Exemplo de Passeio Virtual semelhante a maquete real
Benefícios da tecnologia RV no setor imobiliário. Confira!
Alguns dos maiores benefícios que a tecnologia RV oferece aos agentes imobiliários são:
1. Economiza tempo
A realidade virtual economiza tempo para corretores de imóveis e potenciais compradores. Como o tour é virtual, está disponível para visualização a qualquer hora e de qualquer lugar.
Não há necessidade de se deslocar de uma propriedade para outra através de engarrafamentos. Em vez disso, os clientes podem simplesmente desfrutar de passeios tridimensionais imersivos no conforto de seus lares. Excelente!
2. Economiza dinheiro
Criar um tour virtual 3D rico em recursos pode parecer caro, mas quando comparado ao custo das propriedades de teste, a RV é uma opção mais barata. Você economiza muito dinheiro usando o poder dos vídeos virtuais em 360 graus e gráficos de computador.
3. Oferece melhor alcance
Mostrar um imóvel pessoalmente é uma atividade demorada para os agentes imobiliários. Devido ao fator tempo, eles têm que trabalhar com um número menor de clientes.
Mas com a realidade virtual, tudo muda. Como os passeios são virtuais e podem ser exibidos até mesmo para clientes de longa distância, você tem mais tempo para atender mais clientes e melhor alcance para ser mais produtivo.
4. Desenvolve o senso de propriedade
Quando os potenciais compradores visualizam a propriedade quando desejam e pelo tempo que desejam, estabelece um senso de propriedade e conexão pessoal.
Passeios virtuais com muitos complementos interativos, como destaques do bairro, calculadoras de hipotecas e informações de propriedades semelhantes, oferecem uma experiência superior ao cliente.
Seus clientes estão equipados com todas as informações de que precisam sobre a propriedade antes de entrar em contato com você para solicitar uma visita pessoal à propriedade.
Não é nenhum segredo que a realidade virtual teve um tremendo impacto na forma como o mercado imobiliário é comercializado nos tempos de hoje.
Muitos grandes negócios imobiliários já adotaram a tecnologia RV para melhorar seu alcance, e não está longe o momento em que todos os negócios imobiliários incorporarão RV para melhor produtividade.
5. Cria conexões emocionais
Visitas virtuais de imóveis ajudam os clientes a visualizar o imóvel no momento que lhes for mais conveniente. O potencial comprador pode se concentrar nos detalhes da propriedade, que pode facilmente ignorar quando for fazer uma visita tradicional à propriedade.
A experiência da vida real que a tecnologia RV oferece envolve o potencial comprador na medida em que ele começa a sentir uma conexão emocional com a propriedade.
Como vocês puderam ver, grandes são os benefícios para quem apostar na tecnologia Realidade Virtual!
Se gostou da matéria, deixe-nos saber nos comentários. E aproveite para deixar seu like.